quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


HISTÓRIA E EXPANSÃO DO BAIRRO CAMOBI

Força, trabalho e determinação, são essas as palavras que vem a mente quando conhecemos a história do bairro Camobi. As terras onde hoje esta situada a UFSM antigamente pertenceram à família Berh e Tonetto. Em relatos no jornal A Razão de 1987, é apresentada que inicialmente José Mariano da Rocha solicitou três hectares de terra para a construção da Universidade. Posteriormente foram doados mais 30 ha, e logo mais foram 40 ha. No total foram 87 ha de terras doados a instituição.

Com a instalação da universidade houve uma elevação do índice demográfico da região, com a criação de núcleos habitacionais para a comunidade universitária, esse crescimento populacional refletiu-se por conseqüência na melhoria da infra-estrutura urbana de Camobi.
Somente em 1945, a Estação Colônia passa a ser chamada de Camobi, sendo distrito de Santa Maria, em 1957 ocorre a abertura de um “bolicho de campanha”, o qual vendia grande variedade de mercadorias, eram atendidos desde pequenos proprietários rurais, empregados da viação férrea até funcionários da então subprefeitura de Camobi.
Em 1960 instala-se a UFSM, que ate 2006 não fazia parte de Camobi oficialmente, era na verdade uma área sem-bairro. Desde o seu surgimento e cada vez mais a universidade vem dando a sua contribuição para o bairro tanto em estudos quanto em desenvolvimento. Em 1970, surge a Base Aérea de Santa Maria que vem somar forças para Camobi juntamente com as demais.
Em 1980, tem inicio um projeto de loteamento para uma área, com 283 lotes. Já em 1982, Camobi é reconhecida como bairro. Para Becker, (1996), “a expansão do atual bairro só veio ocorrer verdadeiramente na segunda metade do século XX, quando houve a instalação da RS-509 e, principalmente da Universidade Federal de Santa Maria, em 1960 e da Base Aérea de Santa Maria em 1970”.
Atualmente Camobi é um bairro diferenciado, para muitas pessoas é auto-suficiente por apresentar infra-estrutura completa nos serviços de saúde, alimentação, bancos, educação, imóveis, entre outros. Sua população gira em torno de 14 mil habitantes, sendo considerado um dos bairros mais populosos de Santa Maria, seu comércio esta em plena expansão com o centro comercial e também com a criação de novas lojas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário